Quando Stock Car Pro Series realizou a 8ª etapa da temporada 2025 no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, São Paulo, os fãs já queriam saber: "quando eu assisto, onde eu vejo?". A resposta chegou junto com um calendário minuto a minuto e opções de transmissão que cobrem YouTube, Band e SporTV, garantindo que ninguém perca nada, nem que esteja no sofá de casa ou no carro a caminho do autódromo.
Esta é a 47ª temporada da principal categoria de turismo no Brasil e a quarta sob o formato atual, que aposta em corridas mais curtas e estratégias intensas. O início do campeonato foi marcado por atrasos na entrega dos novos carros e escassez de peças de reposição, o que forçou os organizadores a adotarem um sistema de pontos especial na primeira rodada para compensar a falta de treinos livres.
Além da Stock Car, o fim de semana em Velocitta trouxe F4 Brasil e TCR South America como categorias de apoio, fortalecendo a proposta de um evento completo de automobilismo nacional.
Os treinos livres da Stock Car foram bem curtos: Treino Livre 1 começou na sexta-feira às 13h10 (horário de Brasília) e Treino Livre 2 às 15h45. Ambos foram transmitidos apenas para as equipes, sem cobertura ao vivo.
A classificação, ponto crucial para a largada, foi exibida no sábado às 09h25 ao vivo no canal oficial da categoria no YouTube, além de ser reprisada pela BandSports e SporTV.
Segue a primeira corrida (30 minutos + 1 volta) no mesmo dia, às 13h40, com a mesma grade de transmissão. O grande momento, a corrida principal (50 minutos + 1 volta), aconteceu no domingo às 13h10, novamente ao vivo pelos três veículos: YouTube, Band e SporTV.
Para quem acompanha a TCR South America, o cronograma foi diferente: treinos livres na sexta (09h15, 12h30 e 14h55), classificação no sábado às 12h05 só no YouTube, e duas corridas – a primeira às 16h15 (sábado) e a segunda às 10h10 (domingo), ambas exclusivas da plataforma do YouTube.
No atual Eurofarma RC, a liderança do Campeonato de Equipes vem firme, com 1.128 pontos. Atrás deles, Ipiranga Racing soma 779 pontos, seguida de perto por CAR Racing KTF (729) e Cavaleiro Valda (719).
Outras equipes que ainda brigam por posições no topo incluem Crown Racing (616), Scuderia Bandeiras (677) e Blau Motorsport (633). A lista completa chega a 18 equipes, com o último colocado, RTR Sport Team, com apenas 1 ponto.
No Campeonato de Fabricantes, a Mitsubishi domina com 1.441 pontos, seguida de Chevrolet (1.276) e Toyota (1.227). Os pontos são calculados pelos dois melhores pilotos de cada marca, o que mantém a competição bastante apertada.
Em meio à temporada, os organizadores introduziram uma corrida de 40 minutos sem pit stops obrigatórios na terceira etapa – que ocorreu em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. A decisão veio depois de relatos dos pilotos sobre a tração excessiva dos novos carros ao sair da pista de boxes, causando "derrapagens inesperadas". Essa medida foi vista como um teste de segurança e, surpreendentemente, estimulou estratégias de corrida mais ousadas.
Os críticos apontam que a falta de pit stops diminui a emoção tradicional do turismo, mas o público respondeu bem, alegando que a corrida ficou mais fluida. A direção da categoria promete analisar os dados e, se necessário, ajustar novamente para as próximas etapas.
Com a 9ª etapa já marcada para o Autódromo Orlando Moura, em Mato Grosso do Sul, a expectativa gira em torno de como as equipes vão lidar com o calendário apertado e a possível retomada dos pit stops. A presença da categoria Turismo Nacional como apoio adiciona um tempero extra, atraindo fãs de diferentes segmentos do automobilismo.
Enquanto isso, os fãs que perderam algum detalhe da etapa de Mogi Guaçu podem rever todas as sessões no canal oficial da Stock Car no YouTube – uma boa oportunidade para analisar a performance dos pilotos e fazer suas próprias apostas para a última corrida do mês.
As transmissões ao vivo são feitas simultaneamente pelo canal oficial da Stock Car no YouTube, pela TV aberta da Band e pelo canal esportivo SporTV. Os treinos livres não são transmitidos, mas a classificação e ambas as corridas do fim de semana têm cobertura completa.
Sexta‑feira: Treino Livre 1 às 13h10 e Treino Livre 2 às 15h45. Sábado: classificação às 09h25, corrida curta às 13h40. Domingo: corrida principal às 13h10. Todos os horários seguem o fuso de Brasília.
O Eurofarma RC está na frente, acumulando 1.128 pontos, seguido por Ipiranga Racing com 779 pontos.
Problemas de tração excessiva dos novos carros nas áreas de pit‑stop provocavam derrapagens perigosas. Para garantir segurança, a organização suspendeu os pit stops obrigatórios em algumas etapas e testou corridas mais curtas.
A nona etapa será no Autódromo Orlando Moura, MS, com apoio da Turismo Nacional. Os organizadores ainda não confirmaram se os pit stops voltarão a ser exigidos.
Marcus Sohlberg
outubro 5, 2025 AT 03:50Claro, tudo isso não passa de um grande espetáculo patrocinado pelos maiores corporativos.